quarta-feira, 25 de maio de 2011

Caminho de Santiago - De Navarrete a Azofra!

Bom dia a todos!!!
   Hoje a caminhada começa cedo, tendo 22 Km pela frente. A caminhada será feita com temperatura mais baixa do que a de ontem (hoje variando entre 9 e 18 graus), tendo previsão de chuvas. Assim, agasalho e capa serão bem-vindos. Quem sabe o Ademir use o guarda-chuva da nona dele também.
    Os trechos de aclives mais significativos são do Pantano La Grajera até Alto de La Grajera (2,4 km) e da região de Ventosa até Alto de San Antón (2,8 km). Os trechos de declive são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são: A passagem pelo parque de La Grajera, e as trilhas com muitas pedras na região de Alto de San Antón. Na região de Alto de San Antón os peregrinos empilham pequenas pedras ao longo da trilha dando um bonito visual.
   Trechos do caminho serão feitos acompanhando vinhedos. Mas, também podem haver regiões mais desérticas, quase não havendo mais bosques.
    Chegada ao destino: Azofra!!
   casona de sillaresEscudo nobliario de la fachada de la Casona
   Azofra é um município na província e comunidade autónoma de La Rioja, com população de 347 habitantes. Ela é uma vila de origem árabe (período de ocupação dos mouros na Península Ibérica).
   O nome "Azofra" passou a ser usado em 1199, durante um papado que concedia privilégios ao monastério. Assim, o nome deriva da palavra árabe as-suxra - "o tributo" - que demarcaria o modo como alguém obtinha (ou perdia) propriedade ou função naquele sistema.
        A vila está situada em um vale fértil do rio Tuerto.
 Sua principal atividade econômica se centra na agricultura, principalmente na atividade vinícola. 
    Na cidade, até o século XX, existia um hospital para receber os peregrinos. Ligado a ele havia um cemitério para enterrar aqueles que ali faleciam, ambos tendo sido doação de Dona Isabel. Hoje não há mais vestígios desses locais.

Pontos a visitar:
Igreja de Nuestra Señora de los Ángeles

Depois é beber um bom vinho da região de Rioja e descansar, para no dia seguinte continuar a seguir as setas amarelas em direção a Santiago de Compostela!



Nenhum comentário:

Postar um comentário