A caminhada de hoje será de 21 Km, com tempo estimado de 5 horas e meia de percurso. 5Km serão no asfalto e o restante em estrada de terra e trilha. A chuva de ontem esfriou bem o tempo e a previsão é de temperatura bem baixa, entre 6-16 graus... ainda bem que temos os casacos à mão!!!
Os trechos de aclives mais significativos são da saída de Rabé de Las Calzadas até o Alto de Hormaza (No percurso se passará pelas vilas:
Villalbilla de Burgos, com sua companhia de dança
Tardajos
Rabé de Las Calzadas
e Alto de Hormaza, antes de chegarem a Hornillos del Camino.
Hornillos del Camino é um município da Espanha na província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão, com população de 65 habitantes.
Esse vilarejo é um dos exemplos mais singulares dos povoados que se encotnra no caminho, já que tem somente uma única rua - a Rua Real. A ingreja paroquial - que é um templo dedicado a Santa Maria - recebeu em 1360 o privilégio de conceder aos peregrinos até 40 dias de indulgência, em determinadas datas.
A primeira vez que esse povoado aparece em documentos oficiais é no século IX, pelo fato de que por ali se passava uma linha defensiva formada por fortalezas da primitiva Castilla. Naquele tempo, o povoado era chamado de "Forniellos", que quer dizer "pequenos fornos", dedicados à cerâmica, olaria e gesso. Daí, nome da cidade.A região foi dada ao Monastério de San Dionísio de Paris, fundando-se aqui um monatério de "Nuestra Señora de Rocamador", tendo chegado a ter 12 religiosos.
Com os anos se criaram três hospitais - San Lazaro (para leprosos e peregrinos), de Santo Espiritu (para romeiros e peregrinos) e um outro que desapareceu.
Boa caminhada e tenham muita calma: não troquem os pés pelas mãos, largando seus sapatos pelo caminho. Bom caminhar!!