terça-feira, 24 de maio de 2011

Caminho de Santiago - breque de pé! Passamos reto, novamente....


Pessoal,
Como disse pela manhã, o caminho seria looooonngggo e árduo! Isso fez com que o pessoal mudasse de planos e fizesse um caminho mais curto hoje (18, ao invés de 28 Km): andaram assim de Los Arcos a Viana....
Isso significa que ainda não estamos na província de Rioja... Na verdade,  ainda nem saímos de Navarra. Voltemos a ela, novamente!!!

Viana é o último vilarejo do Caminho de Santiago, na província e comunidade autônoma de Navarra. Conta com uma população de 3.711 pessoas. A Villa foi fundada em 1219 por Sancho VII el Fuerte, reunindo várias aldeias existentes, para melhorar a segurança da fronteira do reinado. A villa foi amuralhada por ele.
Na cidade, há excepcionais palácios e casas senhoriais do período do Renascimento e, sobretudo, do período Barroco. Essas casas se distinguem pelas fachadas às vezes articuladas por pilastras ou outros elementos arquitetônicos. E, geralmente são enfeitadas com brasões e figuras heráldicas.
As residências apresentam frente estreita, em contraste com a altura, essa dimensão tendo sido imposta por lei.
<!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]-->
 Na cidade, destacam-se muitos edifícios significativos, como...


Palacio de Unda y Garibay
Igreja de Santa María (século XIII)
Palácio consistorial (século XVII)
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->  dentre outros....
Amanhã, retomamos caminho.... só passando por Logroño, sem pernoitar naquela cidade,.... seguindo direto para Navarrete. Amanhã nos falamos novamente.


<!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Caminho de Santiago - De Los Arcos a Logroño.

    Novo dia, novo trecho!!! 
    E o caminho hoje não será fácil: serão quase 29 Km de caminhada, com trechos de solo pedregoso, em um tempo estimado de sete horas e meia!!! Metade dele será em estrada de terra, com variação de altitude entre 380 a 605 m. O percurso será feito sob sol, com poucas nuvens, com uma temperatura mais alta do que a dos dias anteriores, variando de 12 a 26 graus.

O trecho de aclive mais significativo vai da saída do povoado de Torres Del Rio até a região de A Bargota. Trecho de três quilômetros de trilha pedregosa que requerem cuidados. O trecho de declive mais significativo é após a região de A Bargota até as proximidades do entroncamento com a estrada N-111. (2,4 km). Os pontos mais relevantes da etapa são as trilhas com muitas pedras, e pequenas subidas e descidas no trecho de Torres Del Rio até A Bargota. Entrada na cidade de Logroño é demorada, mas bem sinalizada.

   Logroño é a capital da província e comunidade autônoma de La Rioja, com uma população de 150.071 habitantes. Isso significa que já saímos da província de Navarre. Entramos agora em nova região, com outras características. A ida a Logroño marca ainda a chegada a um dos maiores municípios visitados até aqui.
    Foi, inicialmente, o assentamento de um porto comercial dos romanos (sob o nome de Vareia). Depois, foi tomada posse pelos Celtas. A partir do século X, o local foi disputado entre os reis de Navarre e de Castilho, este último anexando a área à sua posse. De 1609 a 1610, a cidade foi a principal base para os julgamentos da Inquisição Espanhola. 
     Como monumentos destacam-se:
A Catedral de Santa María de la Redonda
  • Puente de Piedra, que passa sobre o rio Ebro
Universidade de La Rioja
Parlamento de La Rioja
 Bodegas Antion // El Ciego //
Parque del Ebro
   Logroño é um centro de comércio do vinho Rioja. Destaca-se ainda na produção de madeira, metal e produtos têxteis. A cidade tem, ainda uma das cozinhas mais diferenciadas da Espanha. Há mais de 50 taperias (restaurantes) localizados em uma estreita região do centro da cidade. Eles servem tradicionalmente cogumelos acompanhados de vinho, este último usualmente originário da própria região de Rioja.

    Hoje vão se refestelar!!!!!