sábado, 18 de junho de 2011

Chegando a Santiago!!! - De Palas de Rei, Árzua a Santiago

   Última etapa do caminho, tendo 71 Km separando da chegada à cidade de Santiago de Compostela. Longo trecho, a ser percorrido em dois dias, sem muitas mudanças de altitude, esta  variando de 260 a 480 m. Apesar disso, e de que o trecho apresenta uma grande quantidade de aclives e declives de pequenas distâncias, é uma etapa de muito desgaste físico pela topografia do terreno. Os pontos relevantes da etapa são as áreas de bosques de Leboreiro, Furelos, Boente e Ribadiso de Baixo. O albergue de Ribadiso de Baixo é considerado como um dos mais cativantes do caminho pela sua praia de rio. É muito procurado pela dificuldade da etapa e pela beleza. Não recomendável na época de chuvas e no inverno.

    Logo a seguir, os pontos relevantes da etapa são muitas áreas de bosques ao longo dos povoados Calzada, Calle, Salceda e Empalme. Os trechos de aclives são de alguma dificuldade pelo acúmulo do cansaço e a ânsia de chegar. As subidas da última etapa estão na região de Amenal até Cimadevilla, e da região de Labacolla a Villamayor. Os trechos de declives não apresentam grandes dificuldades.
    Os pontos relevantes da etapa final a Santiago de Compostela são os grandes bosques de eucaliptos nas regiões de San Antón, Cimadevilla e San Paio. Depois de Lavacolla, começam as estradas secundárias até o centro urbano de San Marcos com destaque para o monumento dos peregrinos e o albergue Monte Del Gozo. 
   Uma pequena descida, e as últimas escadas que dão acesso ao cruzamento da auto-estrada A-9. Após o terceiro semáforo à esquerda chega-se à Avenida dos Concheiros. Seguindo a sinalização ao longo da Calle San Pedro logo o peregrino chega a Puerta Del Camino. A partir daí faltam 500 metros para chegar a Catedral de Santiago de Compostela.

Oración del Peregrino
Apóstol Santiago, elegido entre los primeros, tu fuistes el primero en beber el cáliz del Señor, y eres el gran protector de los peregrinos; haznos fuertes en la fe y alegres en la esperanza, en nuestro caminar de peregrinos siguiendo el camino de la vida cristiana y aliéntanos para que, finalmente, alcancemos la gloria de Dios Padre,