O trecho de aclive mais significativo vai da entrada do povoado de Azqueta até as proximidades do povoado de Villamayor de Monjardin. Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade.
Os pontos relevantes da etapa são: Ausência de bosques e presença lugares desérticos sem sombras. E hoje a temperatura varia entre 13 e 28 graus (Já está mais quente e, por isso, importante não esquecer de levar muita água!). Farão longos caminhos de terra através vinhedos de Villamayor a Los Arcos.!!!
Los Arcos é um vilarejo na província e comunidade autônoma de Navarra, tendo uma população de 4.500 habitantes. É a herdeira da antiga localidade romana de Curnonium.
A cidade está localizada ao pé do morro de gesso, à beira do rio Odrón. A história da cidade está relacionada a uma sériede batalhas e à ampla platação de vinhos!!!!! A vida da cidade está baseada na agricultura e também em serviços (já que representa importante cidade no Caminho de Santiago).
Para visitar, no vilarejo, há a Igreja de Sta. María, que data do século XVII. (http://www.fernandezdearcaya.com/LosArcos/iglesia.html
Há ainda várias mansões barrocas e casas de verão construídas entre os séculos XVII e XVIII. Tem ainda três locais para isolamento de eremitas:
Eremita do Calvario
Eremita de St. Sebastián
Eremita de St Blas
É recomendado ainda que se visite o convento dos Concepcionistas e sua igreja.
O clima de Los Arcos é uma das boas atrações, em que o clima seco e o sol garantem uma série de atividades ao ar livre. A gastronomia é uma outra atração do vilarejo.... acompanhada plo bom vinho produzido na cidade e considerado como dos melhores da província de Navarra.
Pelo jeito, hoje, eles vão comemorar bem a chegada ao destino!!!