sábado, 21 de maio de 2011

Caminho de Santiago - De Puente de la Reina a Stella

    O caminho hoje deve começar cedo, já que o trajeto é longo (24,2 km), cerca de metade dele em estrada de terra. O tempo estimado de caminhada é de 6 horas.
     A variação de altitude é de 150 metros. Os trechos de aclive de maior dificuldade são de Puente La Reina até ao povoado de Cirauqui e na entrada do povoado de Lorca. Os trechos de declive são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são as trilhas na subida de Mañeru. Em época de chuvas prolongadas, é preciso muito cuidado. Se estiver chovendo muito é melhor seguir pelo acostamento da estrada de Puente de La Reina até Mañeru.
     Por conta das chuvas da noite, a temperatura esfriou e deve variar entre 10 a 21 graus. A previsão é de que não haja chuvas.

    Estella (em espanhol) ou Lizarra (Basco) é uma cidade localizada na comunidade autônoma de Navarre. Tem uma população de população de 13931 habitantes.
     A arquitetura romanesca está muito presente na cidade, na Igreja de San Pedro de la Rua

na Igreja de San Miguel

 no Palacio de los Reyes de Navarra, também chamado de  Palacio de los Duques de Granada de Ega. Este foi o castelo oficial de reis e rainhas de Navarre durante os séculos XII a XV. Foi reformado há 20 anos, sendo transformado no Museo Gustavo de Maeztu (artista plástico)




Caminho de Santiago - Notícias do front!!!! - parte II

Pessoal,
     Ontem caminhamos de Zubiri até Pamplona. Foi uma caminhada dificil, mas correu tudo bem. Só que, pelo fato de Pamplona ser uma cidade grande, o pessoal resolveu andar mais pela cidade... e foi deitar muito tarde (por volta das 11 horas da noite.). Somente eu, que estava meio cansado, é que fui dormir cedo.

   O reflexo disso é que hoje, na caminhada de Pamplona até Ponte de La Reina, o pessoal sentiu muito. Todo mundo estava com soooono e cansado. 

    Saímos de Pamplona por volta das 6 e 20 da manhã, atravessamos a cidade e seguimos em frente. Caminho difícil, com muitas subidas até o Morro do Perdão. Depois, descida em meio de pedras, tudo com risco de a gente cair e torcer um pé ou qualquer coisa assim.



Monumento ao peregrino no Morro do Perdão!

    Conseguimos chegar em Ponte de La Reina por volta das duas da tarde. Fomos para o alberque, tomamos banho e lavamos nossa roupa. Enfim, cumprimos a rotina do nosso dia e agora já jantamos. Estamos aguardando o momento para dormir. Acho que hoje todo mundo vai domir muito cedo. Ninguém quer arriscar o dia de amanha, que também vai ser dificil.

    Amanhã vamos até Estella. Será uma jornada de 24 km mais ou menos. Muitas subidas e descidas nos aguardam.
                 Abracos
                                    Ademir 

PS: ainda não descobrimos o jeito de mandar as fotos. Náo conseguimos acessar o drive c destes computadores aqui e tudo fica muito dificil.

Caminho de Santiago - OLHEM AÍ A TURMA

Pessoal,
   Ravasi / Waldete mandaram uma foto para compartilharmos com o grupo. Olhem aí, faltando só aqueles
790 Km a caminhar!!!


Caminho de Santiago - De Pamplona a Puente de La Reina (Gares)

       O caminho entre Pamplona e Puente de La Reina é de 24 Km, sendo metade dele em estrada de terra, com tempo de caminhada estimada em torno de 6 horas. A variação de altitude é maior da que a de ontem: entre 345 a 734 metros.
   Os trechos de aclive com maior dificuldade são das proximidades do povoado de Zariquiegui até Alto Del Perdón. Os trechos de declive de maior dificuldade são de Alto Del Perdón até as proximidades do povoado de Uterga. Os pontos relevantes da etapa são as trilhas nas proximidades de Alto Del Perdón, e a descida para o povoado de Uterga através longo caminho de pedras, em torno de dois quilômetros.
Calzada romana en Cirauqui     A temperatura sobe um pouco, ficando entre 13 e 25 graus, o caminho devendo ser enfrentado com sol, sem nuvens.



     Puente de La Reina (Gares) é um município ainda na província e comunidade autônoma de Navarra, de área 39,7 Km² e com população de 2.777 habitantes.


     O nome da cidade significa a "Ponte da Rainha". Dona Mayor, esposa do rei Sancho III, foi quem deu seu nome à cidade. Ela construiu a ponte com cinco arcos sobre o rio Arga para o uso dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

    









De destaque na cidade, tem-se a igreja de Santiago, construída no século XII. Tem uma frente romanesca marcada por influência moura.

   Tem ainda a Igreja do crucifixo, do século XII, que foi fundada por Cavaleiros Templários, que se alojaram ali por algum tempo. 
 
  


  
Tendo chegado ao destino, agora o negócio é descansar!!!
.