quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caminho de Santiago - de León a Villadangos del Páramo

   Estamos no vigésimo segundo dia de caminhada. A saída é de León rumo a Villadangos del Páramo, num percurso de 21 Km, com tempo estimado de 5 horas e meia. Metade do trajeto é em estrada de terra e metade em asfalto. A temperatura é amena, com sol encoberto, devendo haver chuvas somente à noite.

   Continua-se com variações de altitude. Hoje entre 840 a 910 metros. Apesar disso, os trechos de aclives e declives são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos mais relevantes da etapa são a longa saída da cidade de León pela estrada N-120, e a monotonia de caminhar muito tempo em acostamentos e andaderos sem lugares sombreados até Villadangos Del Páramo.
 No caminho passa-se por:
Puente rio Bernesga (saída León)
Trobajo del Camino
La Virgen del Camino
Valverde de La Virgen
San Miguel del Camino
e Urbanización Camino Santiago.... chegando-se a Villadangos del Páramo.
   Villadangos del Páramo é um município da Espanha na província de Leóncomunidade autónoma de Castela e Leão, com população de 1165 habitantes. Villadangos significa "villa de Eneco". Eneco, nome basco, foi seu fundador ou um de seus propietários na Reconquista. 

    Villadangos parece ter sua origem em assentamento astúrio, conquistado pelos romanos. No período medieval, e fruto de incursões muçulmanas, a vila é abandonada até o ano de 714. 
   Vai ser reabitada por investimento dos reis de León, ao final do século IX, mediante organizações de pequenos núcleos familiares. Até o final do século XIX, seus habitantes se dedicaram fundamentalmente à criação de gado (ovino e caprino)  e à agricultura de subsistência. Como consequência da chegada da estrada de ferro, surge um pequeno núcleo de indústrias e firmas comerciais que proporcionam período de progresso. 

   Ao final da década de 60, Villadangos entra em novo período de desenvolvimento agrícola e de criação de gado, em paralelo com o setor de serviços e industrial.
 
   Destaca-se nesta zona, os produtos de horta e de cereais, junto legumes, carnes e pescados (dentre estes se destaca a truta)