segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caminho de Santiago - de Berciano del Camino a Mansillas de las Mulas

   Segunda-feira, 06/06, com muito sol e calor, desgastante até, é o que se enfrenta no vigésimo dia de caminhada, no curso entre Berciano del Camino a Mansillas de las Mullas, num trajeto longo, de 30 Km. 


    No trajeto, cruza-se a estrada na altura do viaduto que vai a Calzada Del Coto, uma variante do caminho. O peregrino deve ficar atento a um marco branco com a Cruz do peregrino no local que inicia o andadero de El Burgo Ranero. Os trechos de aclives e declives são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são: A monotonia de longos andaderos sem nenhuma sombra e as árvores plantadas de 9 em 9 metros ao longo do caminho que por enquanto não proporcionam áreas sombreadas. Na saída de de El Burgo Ranero se retorna ao andadero das árvores de 9 em 9 metros. Os trechos de aclives de declives não apresentam grandes dificuldades. Os pontos relevantes da etapa são: A monotonia dos andaderos com pouca sombra.  Caminhos retilíneos e quase que idênticos que causam monotonia e solidão.

   No pecurso, passa-se por:

El Burgo Ranero

Reliegos

.... chegando a Mansilla de Las Mulas.
   Mansilla de las Mulas é um município da Espanha na província de Leóncomunidade autónoma de Castela e Leão, de população de 1946 habitantes. 


  Existia neste lugar un Mansum: "assentamento isolado para terra fértil de cultivo" que, ao encontrá-lo, os romanos, em torno do ano 70 d.C., a rodearam de muralhas dando-lhe o nome de Mansiella o Mansella (mansão militar). O aditamento "de las Mulas" se deve a las afamadas feiras que, desde a Idade Media, eram feitas nesta vila.
   Os godos destruíram a fortaleza e, mais tarde, os árabes invadiram estas terras . No ano 753, a villa foi apoderada por rei Alfonso I El Católico. Depois de várias ocupações e guerras, nos séculos XII e XIII, Mansilla passou a gozar de maior esplendor, favorecido pelo apogeo da rota de peregrinação que resultou no estabelecimento de artesãos e comerciantes.
    Em Mansilla se encontra o museu Etnográfico de Leon.
    Chegando à cidade, após a visita, a meta é descansar bem, pois amanhã o destino é Leon!!!!

Caminho de Santiago - de Lédigos a Berciano del Camino

   Hoje é domingo, dia 05 de junho e se está no 19o dia de caminhada. Parte-se para uma caminhada de 26 Km, entre Lédigos e Berciano del Camino. Basicamente, anda-se em estrada de terra, numa caminhada de 5 horas e meia. Na saída de Calzadilla de La Cueza, existem três opções a seguir. A menor e mais cômoda são os novos andaderos ora à direita, ora à esquerda da rodovia, que levam a Sahagún.
   As altitudes da etapa variam entre 815 a 885 m. Os trechos de aclives e declives são suaves e sem muita dificuldade.  Os pontos mais relevantes da etapa são: A monotonia dos longos andaderos e a falta de bares para um lanche. Jamais esqueça a provisão de água e lanche!!!

     No caminho, passa-se por Terradillos dos Templários

veja informações em animado site: http://www.terradillos.net/terramarcos.htm
   Seguindo-se, passa-se por Moratinos...
...San Nicolás Del Real Camino

Puente rio Valderaduey,



Ermita Nuestra Señora Perales, 

.... chegando a Bercianos del Camino
    Bercianos del Real Camino é um município da Espanha na província de Leóncomunidade autónoma de Castela e Leão, com população de 205 habitantes.

    ... Tantos dias de caminhada, carregando cada vez mais menos pertences em situação de desapego, nossos peregrinos já se transforamaram... vejam abaixo para saber como ficaram...