segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caminho de Santiago - de Carrión de Los Condes a Lédigos

    Começo a achar que peregrinar é fácil, pois o pessoal anda mais rápido do que se é capaz de escrever sobre... Retornemos então há dois dias atrás...
    No sábado, 04 de junho, saiu-se de Carrión de Los Condes em direção a Calzadilla La Cueza... Porém, como o caminho era mais curto - apenas 17 Km - e os peregrinos já estão com uma constituição que aguenta caminhadas mais longas, esticaram o trajeto e aportaram em Lédigos, totalizando 23 Km.  O trecho foi predominantemente de estrada de terra, num percurso estimado de 5 horas e meia de caminhada.
   As altitudes da etapa variam entre 500 a 750 metros. Os trechos de aclives e declives são suaves e sem dificuldaddes.  Os pontos relevantes da etapa são: Passagem pelo Monastério e museu de San Zoilo na saída de Carrión de Los Condes. Os longos e retilíneos caminhos através campos desertos até Calzadilla de La Cueza.  A informação importante é de que jamais se esqueça da provisão de água e lanche. Informam que, atualmente, no meio do percurso, há um bar móvel que permite um lanche ao peregrino... mas, como saber se estará  no momento da necessidade??

  
 E, no caminho passam 
Puente medieval rio Carrión

Monastério San Zoilo (Museu)

    ... além da Abadia Benevivere e do Arroyo (pequena ponte de ferro).
   Passam ainda, por Calzadilla La Cueza



....chegando a Lédigos!
   Lédigos é um município da provincia de Palencia (Castilla y León), com 76 habitantes.
   De destaque, no vilarejo, havia o Hospital de San Lázaro, hoje desaparecido, havendo somente um pedaço de pedra junto à estrada do povoado de Arroyo. Demolido o hospital, em 1752, suas pedras e madeira foram empregadas na capela de Nuestra Señora de Vallejera, situada a um quilômetro e meio.
   

   O vilarejo conta ainda com a Igreja paroquial que também tem uma vinculação especial com o caminho dos peregrinos, já que alguns historiadores apontam que este é o único templo em todo o trajeto em que existem representações dos três Santiagos: Santiago o peregrino, Santiago o apóstolo e  Santiago o matamoros (mata mouros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário