quinta-feira, 9 de junho de 2011

Caminho de Santiago - de Villadangos Del Páramo a Astorga

      23o dia de caminhada. Parte-se de Villadangos Del Páramo em direção Astorga. O percurso é de 28,7 km, com tempo estimado de caminhada de quase oito horas, a maior parte em estrada de terra. O clima esfriou e a temperatura deverá variar entre 7-17 graus.
   
      Continua-se a ter variações de altitude, hoje sendo entre 820 a 905 m. O trecho de aclive mais significativo é de Puente de Órbigo ao Crucero Santo Toribio (10,2 km). Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade. Os pontos relevantes da etapa são os longos trechos de andaderos ao lado da estrada N-120 e ausência de áreas sombreadas.
 No percurso passa-se por:
San Martin del Camino
Puente de Órbigo
Hospital de Órbigo
Villares de Órbigo
Santibañez de Valdeiglesias
Crucero Santo Toribio
San Justo La Veja
.... antes de chegar a Astorga.
  Astorga é um município na província de Leóncomunidade autónoma de Castela e Leão, de com população de 12.139 habitantes. É a capital econômica da região histórico-cultural denominada Maragateria. É também o destino final da estrada romana de Braga até Astorga, muito usada na época medieval pelas populações e peregrinos.
    A cidade é central de uma das dioceses mais extensas e antigas da Espanha. Nascida como acampamento militar romano ao final do século I a.C. (isso significa que tem cerca de 2.000 anos de história!!!!), pouco depois se transformou em núcleo civil. Gozou de certa prosperidade nos primeiros séculos graças ao fato de estar no caminho de vários trajetos de explorações minerais. Desaparece depois de sucessivas destruições em guerras e disputas, lentamente reaparecendo em torno do século XI, com o impulso do Camino de Santiago, levando à revitalização do núcleo urbano. A revitalização cresce com a construção de estradas de ferro que aumentam as possibilidades de comunicação.
   Entre os monumentos mais representativos estão:
                        todos eles declarados como Bens de Interesse Cultural Mundial.
     Na atividade econômica da cidade, o turismo é um pilar fundamental. Afora isso, a cidade conta também com uma destacada indústria alimentícia.
  Na cidade há várias festas ao longo do ano, dentre as quais se destacam o carnaval, a Semana Santa, e as festas de astures e romanos. 
   Depois de longa caminhada, é hora de retomar energias, descansar para depois continuar a peregrinação!