segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminho de Santiago - de Orbaneja-Riopico a Burgos!!

  Hoje a caminhada implicou em sair de Orbaneja-Riopico em direção a Burgos. A caminhada é de 12 Km, que foi feita com chuvas. Á noite as chuvas diminuíram, mas persistem. Amanhã, o dia estará com sol, apesar de mais fortes ventos.


   Burgos é a capital histórica de Castilla, com uma população aproximada de 180.000 habitantes. É a capital da província de Burgos, na comunidade autônoma de Castile and León
    A região foi uma área que sofreu várias ocupações e muitas guerras: como romanos, visigodos, árabes, até que Alfonso III o Grande conquistou e construiu uma série de castelos na região, para proteção, tornando a região chamada de Castile (terra dos castelos - o nome da província).  Ainda, para cristianizar a população, aglutinou-se a população local numa vila fortificada a que os visigodos chamavam de cidades muradas  (Gothic baurgs)... daí o nome da cidade. 
   As Leis de Burgos foram as que primeiro governaram o comportamento dos espanhóis em relação aos nativos das Americas, as leis tendo sido promulgadas em 1512.
   Já no século XI a cidade era um ponto de pereginação do caminho de Santiago 
   A cidade tem inúmeros monumentos, alguns como a Catedral de Burgos, o monastério de Las Huelgas Reales  e a Cartuja of Miraflores. Em 2010, foi inaugurado o Museu da Evolução Humana, único de sua espécie no mundo, o qual se tornou um dos 10 mais visitados museus da Espanha. Com as riquezas da cidade, Burgos é considerada candidata a ser a Capital cultural da Europa, em 2016!
castelo de Burgos (884 d.C.)                               
Cozinha de Burgos: queijo de Burgos (branco e macio, de leite de ovelha) . Ainda, Morcilla de Burgos, uma linguiça feita de sangue de porco, famosa em toda a Península Ibérica. Temperada com pimenta, cebola e ervas, é enriquecida com arroz, o que a torna uma das mais suaves e saudáveis linguiças da espécie. 
   Abaixo a estátua de El Cid em que o pessoal iria passar e tentar ser filmado...
 Pela calçada estreita, com os carros passando, eles iriam de fato ser atropelados.... como supunham...

Nenhum comentário:

Postar um comentário