quarta-feira, 25 de maio de 2011

Indo embora de Navarra... mas o que é a província de Navarra????

    Navarra (em basco Nafarroa) é uma comunidade autônoma da Espanha, cujo território corresponde também à província do mesmo nome. Atualmente, o seu nome oficial é Comunidade Foral de Navarra (em castelhanoComunidad Foral de Navarra; em bascoNafarroako Foru Erkidegoa).... Essa multiplicidade de nomes - garantia dos nomes castelhano e basco - reflete a singularidade do seu regime especial pelos direitos históricos que lhe são reconhecidos na Constituição espanhola de 1978.
     Enquanto reinoNavarra surgiu no século IX, durante a Reconquista cristã e foi um dos núcleos de montanha da resistência cristã que se formaram no norte, frente ao domínio islâmico da península Ibérica.
    Durante os reinos medievais, o seu território era muito maior, sendo diminuído paulatinamente até, na fase final, em que Navarra foi invadida por Fernando, o Católico, com o apoio de uma das duas facções locais da nobreza. Parte do território foi assim anexada à Coroa de Castela e o território ficou restrito ao que é hoje
                  Sua capital é Pamplona.... por onde já passamos durante essa nossa peregrinação. Pamplona, é famosa internacionalmente pelo Festival de San Fermin, que se realiza na semana de 7 a 14 de julho, em um espetáculo que inclui a inusitada corrida de touros, que correm nas ruas do centro da cidade junto com uma multidão de pessoas.
      Navarra faz fronteira ao Norte com a França (pelos Pirineus), a Este e Sudeste com a Comunidade Autónoma de Aragão, a Oeste com a do País Basco  e.... ao  Sul com a província de La Rioja... onde acabamos de chegar. 
     

    Em sua história, dado o encontro de cultura e grupos étnicos diversos, as tradições gastronômicas são ricas e variadas. Assim, um prato especialmente conhecido e simbólicos em toda a Espanha  é a truta à Navarra (preparada sem espinhas, recheada com presunto cru, em seguida empanada e frita). Também é tradicional a caça às aves como codornas e pombas, preparadas assadas ou com molho de chocolate. Há muitos aspargos e alcachofras nessa localidade, ingredientes que entram na sopa menestra. E ainda se produz queijos como o Roncal e embutidos especiais como o chistorra. Destaca-se ainda a produção de vinhos e azeites.
 Nos despedimos assim da primeira parte e província nessa nossa peregrinação no Caminho de Santiago! Gracias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário