sexta-feira, 27 de maio de 2011

Caminho de Santiago - De Azofra a Redecilla del Camino

     A caminhada de hoje será de 24 Km, praticamente sem variações de altitude (582-555m). A temperatura continua baixando e hoje vai variar entre 8-18 graus. O caminho será com sol, encoberto com nuvens. Isso significa que nossos peregrinos passarão frio já que a região tem um clima temperado, bastante úmido, o que faz com que se tenha uma sensação térmica de maior frio, em relação ao que marcam os termômetros.
   Vínhamos fazendo o caminho rumo ao sul, a partir da França / Pirineus / Navarra. Isso fez com que entrássemos na província de Rioja e aproveitássemos bem os vinhos "locais". No entanto, agora daremos uma virada em direção ao oeste, ingressando na província de Burgos, na comunidade autônoma de Castela e Leon.


    No caminho, as distâncias entre os povoados são grandes. Portanto, é necessário se estar bem abastecido de água e comida. Na rota, se passará por áreas de cultivo, principalmente de vinhedos, oliveiras e cereais.


A chegada é em..


  


  Redecilla del Camino é um vilarejo com população de 139 habitantes. Ele está situado na face norte da Sierra de la Demanda, aos pés do Monte de Ayago
 O desenvolvimento e a história da cidade estão muito vinculados ao Caminho de Santiago, tendo registros de peregrinação na cidade , desde o século XIII, já tendo sido profícuo com o antigo Hospital de San Lázaro. Mesmo atualmente, a cidade oferece uma boa oportunidade de acomodação e cuidados aos peregrinos que por aqui passam.
    Ao longo da história, a cidade sofreu invasões de diferentes povos. Primeiro os celtas; depois, romanos; à continuação os visigodos; e, finalmente, os muçulmanos. No entanto, diz-se que nenhum desses povos conseguiu conquistar de fato a região, pois as populações se mudavam à Serra de la Demanda, onde permaneciam protegidos, até que os invasores se afastassem dali. 
  Pela sucessão de invasões há uma série de relíquias, como por exemplo restos de artes românicas. A iglesia de Redecilla possui uma das pias batismais romànicas mais elaboradas do caminho . Ela se apoia em oito colunas, como se fosse um tronco de árvore, suas paredes estando talhadas com relevos arquitetônicos
Archivo:Pila bautismal.jpg

   A visitar...
   Os produtos típicos são os embutidos (chouriço), as conservas (pimentas) e o vinho. Os pratos típicos são as batatas à riojana, a sopa menestra de verduras e o bacalhau à Riojana.
      Bom apetite e boa caminhada!!!
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário