terça-feira, 14 de junho de 2011

Os caminhos de São Tiago! Caminos de Santiago!!!


    Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela, desde o Século IX. Estes são chamados de Peregrinos, do latim "Per Aegros", "aqueles que atravessam os campos".
   O caminhos têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira (um tipo de molusco) designada localmente por "venera", costume que já vinha do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.



.




   Esta rota une diversas zonas da Europa a Compostela e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste da Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal; do sul de Espanha que atravessava a cidade portuguesa de Chaves; e do oeste e norte da Europa por via marítima.
  Como continuação há o Caminho de Finisterra - um prolongamento, especialmente para os peregrinos que vinham de longe terem a ideia que tinham chegado ao 'fim da terra' (finis terrae). O Caminho de Finisterra une Santiago de Compostela e o Cabo Finisterra.

Ficheiro:Ways of St. James in Europe.png


   O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstoloSão Tiago, ou Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.
    O Caminho atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII e, depois, após a contra-reforma, no início do século XVII. Nas últimas décadas, voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Património da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998).
    MAS, QUEM FOI SÃO TIAGO???
   Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João EvangelistaNasceu em Betsaida, Galiléia. Tal como o seu pai e o irmão o apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia. Tiago, Pedro e João seriam os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos, tendo sido dos seus mais próximos colaboradores, ao participarem na Transfiguração, na agonia de Cristo no Monte das Oliveiras.
      Ilustração do "Codex Calixtinus", cujo Livro V é um roteiro do Caminho para o peregrino.
      Pouco mais se sabe acerca sua vida. A sua última aparição no texto bíblico mais aceito é a de que foi o primeiro apóstolo a morrer e teria sido mandado decapitar por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia, cerca do ano 44, em Jerusalém
     Muitos são os que creêm que Santiago tenha visitado a província romana da Hispania e pregado a doutrina cristã, logo após o episódio de Pentecostes. Devido ao insucesso em evangelizar os pagãos da Península Ibérica, Tiago teria regressado à Judeia, onde foi martirizado. Os locais que teria passado em Portugal em vida incluem BragaGuimarães e Rates, assim como em vários locais da Galícia, na Espanha.

A tumba de Santiago em Compostela

    Segundo uma tradição lendária, o seu corpo teria sido então transportado para a Galícia e sepultado num local denominado de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de Compostela). A partida teria acontecido no porto de Jaffa, perto de Jerusalém. Dentro de uma "arca de pedra", feito barco arrastado pelo vento assoprado pelos anjos, atravessou o Mediterrâneo e a Costa Portuguesa, e veio a desembarcar em Padrón, pertencente depois à diocese de Iria Flavia
    Obviamente, não há provas que permitam corroborar com exatidão esta lenda, a não ser dizer que foi encontrado um túmulo dos tempos primórdios do cristianismo, por baixo da Catedral de Compostela, acompanhado de outros dois de cada lado. O que é mais significativo é que num deles tem visível um dos nomes dos dois discípulos de Santiago e que teriam ajudado a que essa façanha fosse possível.
    Certo é que em 814, na Galícia, um eremita (seu nome Pelaio), seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo umas relíquias e estas foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo. Sobre essa tumba viria a ser erguida a referida Catedral de Santiago de Compostela.
A Basílica de Santiago de Compostela é o ponto final dos Caminhos de Santiago
     Santiago tornou-se o santo patrono de toda a Espanha. Assim o seu santuário, em Santiago de Compostela, tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão, sobretudo na Idade Média. Mais tarde, nos séculos XVII e XVIII, surge novo impulso dinamizado pelos efeitos da Contra-reforma, após concílio de Trento, em que houve uma vaga massiva de peregrinos que desembarcou nos portos atlânticos para o fazer a pé e a cavalo. O caminho de Santiago passou por isso a designar um conjunto de rotas, pejadas de albergues e hospícios dedicados ao santo, que cruzavam a Europa Ocidental e Portugal até Santiago de Compostela, através do Norte de Espanha.
     Ainda hoje, dezenas de milhares de peregrinos se dirigem anualmente a Santiago de Compostela, considerada a terceira cidade mais sagrada no cristianismo depois de Jerusalém e Roma

Santiago Mata-Mouros


Santiago Mata-Mouros. Escultura emMadrid.
   De acordo com outras tradições, Santiago teria aparecido miraculosamente em vários combates travados em Espanha durante a Reconquista Cristã- Batalha de Clavijo, em 844 - sendo a partir de então apelidado de Matamoros (Mata-Mouros). Santiago y cierra España foi desde então o grito de guerra dos exércitos de Espanea
   Mais tarde, o escritor Cervantes registrou, no seu Don Quixote de la Mancha, que Santiago Mata-Mouros é um dos mais valorosos santos e cavaleiros que o Mundo alguma vez teve; foi dado a Espanha por Deus, como seu patrono e para sua protecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário