sábado, 11 de junho de 2011

Caminho de Santiago - de Foncebadon a Ponferrada

    Nesse vigésimo quinto dia de peregrinação, a idéia é intensificar as caminhadas. O intuito é de se chegar em Santiago de Compostela mais cedo, num domingo, quando se tem uma missa com botafumeiro. Assim, a partir de agora, pretende-se fazer mais longas jornadas todo dia, para se antecipar 5 dias no percurso!!! Haja pernas!!!
    Para isso, a saída de Foncebadon se fez cedo, às 6:20h da manhã. O trajeto de 26,6Km, numa caminhada de 8 horas. O tempo ajuda, estando mais fresco - temperatura entre 9-20o - parcialmente nublado. As altitudes variam muito - de 570 a 1500m!!!!!!!!!!

   Os trechos de aclives com maior dificuldade são de Manjarin a Estación Militar. Os trechos de declives com maior dificuldade são de Estación Militar até entrada de El Acebo e de Riego de Ambrós até a entrada de Molinaseca. Os pontos mais relevantes da etapa são: A passagem pelas ruínas de Manjarin e pela emblemática Cruz de Ferro.
    No percurso passa-se por:
Cruz de Ferro

Manjarin

El Acebo
Riego de Ambrós
Molinaseca
    até se chegar a Ponferrada!
    Ponteferrada é um município da Espanha capital da região de El Bierzo, (província de Leóncomunidade autónoma de Castela e Leão), com população de 66.824 habitantes
   Documentos sobre sua existência são do século XI quando o bispo Osmundo de Astorga ordena a construção de uma ponte, no ano de 1082, para os peregrinos del Camino de Santiago, devido às dificuldades para se ultrapassar o río Sil. A ponte foi reforçada de ferro e isto dá nome à população - Ponte Ferrada. 
   Fundou-se a Iglesia de San Pedro, no ano de 1086. Passou por diversas mãos, sendo primeiro propiedade dos Templarios, que se encarregavam da defesa do caminho.

Lienzo de la muralla medieval de Ponferrada
   Com o desapareciemnto da ordem dos templários, o local passou por várias famílias até que os Reis Católicos a reclamaram como própria, o que se constituiu como a raiz de uma intensa disputa que levou a diversas batalhas no castelo. Finalmente, os Reis Católicos decidiram que o castelo e a villa eram mesmo suas propiedades, pondo fim às lutas.
   No ano de 2008, se celebrou o centenário da concessão de título de cidade a Ponferrada, coincidindo com o centenário da coroação da Virgem de Encina, patrona da comarca. 
Castelo de Ponferrada
   O castelo templário se situa sobre uma colina, na confluência entre os rios Boeza y Sil. Se localiza no que foi, provavelmente, um centro celta.
 .
 Porta da Iglesia mozárabe de Santiago de Peñalba.
    No município se produzem vinhos de grande qualidade (Denominación de Origen Bierzo), exportados a diversos lugares como Alemanha e Estados Unidos. No municipìo de Ponferrada está a sede da Cooperativa Vitivinícola Cepas del Bierzo, de maior produção em toneladas de uvas de El Bierzo. Eles produzem também frutas, hortaliças (Denominación de origen Manzana Reineta del Bierzo, o Pimiento del Bierzo) e castañas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário