terça-feira, 31 de maio de 2011

Caminho de Santiago - de Hornillos del Camino a Castrojeriz

    O trajeto de amanhã (quarta-feira, dia 01/06) será de quase 21 Km, num percurso estimado de 5 horas. A caminhada será em um clima bem frio (entre 5-15 graus). Portanto, casaco, cachecol, luvas e segunda pele serão essenciais, numa caminhada parcialmente nublada e com ventos. O dia promete!!!!

   Os trechos são essencialmente de trilhas, com as altitudes da etapa variando de 810 a 990m. Os aclives mais significativos serão de Hornillos Del Camino até a região de Arroyo Sambol (6,9 km). Os trechos de declives mais significativos são das ruínas de San Miguel até as proximidades de Castrojeriz (4,9 km). Os pontos mais relevantes da etapa são: As trilhas da região de Hornillos Del Camino ao albergue de Arrroyo Sambol que, apesar da ausência de bosques, transmite uma paz interior muito grande. Há ainda as ruínas de San Miguel e  do Convento de San Antón nas proximidades de Castrojeriz.

    No percurso, os peregrinos vão passar por vilarejos como
Arroyo de San Bol, dito como um oásis no meio de um mar de feno. Ainda... 
Hontanas
e as Ruínas do Convento San Antón (abaixo)

   O convento era um local para atender os peregrinos que passavam por ali. Os restos desse templo configuram a entrada da vila de Castrojeriz, que recebe os peregrinos com seu famoso arco, do século XVI.
   Castrojeriz é um município da Espanha na província de Burgoscomunidade autónoma de Castela e Leão, com população de 883 habitantes.

   Lá vale visitar: 
Castillo de Castrojeriz.
Puente de Fitero, que foi construída por Alfonso VI, sobre o rio Pisuerga.  Esse era o limite entre os reinos de Castilla y León!!!
 Ao chegar, procura-se abrigo para poupar do frio, do vento e em busca por se aquecer com um bom vinho da região!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminho de Santiago - de Burgos a Hornillos del Camino

  A caminhada de hoje será de 21 Km, com tempo estimado de 5 horas e meia de percurso. 5Km serão no asfalto e o restante em estrada de terra e trilha. A chuva de ontem esfriou bem o tempo e a previsão é de temperatura bem baixa, entre 6-16 graus... ainda bem que temos os casacos à mão!!!
   Os trechos de aclives mais significativos são da saída de Rabé de Las Calzadas até o Alto de Hormaza (4,5 km). Os trechos de declives mais significativos são do Alto de Hormaza até Hornillos Del Camino (2,4 km).
    No percurso se passará pelas vilas:
Villalbilla de Burgos, com sua companhia de dança
Tardajos
 Rabé de Las Calzadas
     e Alto de Hormaza, antes de chegarem a Hornillos del Camino.
logo
Hornillos del Camino é um município da Espanha na província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leãocom população de 65 habitantes.
Esse vilarejo é um dos exemplos mais singulares dos povoados que se encotnra no caminho, já que tem somente uma única rua - a Rua Real. A ingreja paroquial - que é um templo dedicado a Santa Maria - recebeu em 1360 o privilégio de conceder aos peregrinos até 40 dias de indulgência, em determinadas datas. 
  A primeira vez que esse povoado aparece em documentos oficiais é no século IX, pelo fato de que por ali se passava uma linha defensiva formada por fortalezas da primitiva Castilla. Naquele tempo, o povoado era chamado de "Forniellos", que quer dizer "pequenos fornos", dedicados à cerâmica, olaria e gesso. Daí,  nome da cidade.
     A região foi dada ao Monastério de San Dionísio de Paris, fundando-se aqui um monatério de "Nuestra Señora de Rocamador", tendo chegado a ter 12 religiosos.

 Com os anos se criaram três hospitais - San Lazaro (para leprosos e peregrinos), de Santo Espiritu  (para romeiros e peregrinos) e um outro que desapareceu. 
    Boa caminhada e tenham muita calma: não troquem os pés pelas mãos, largando seus sapatos pelo caminho. Bom caminhar!! 
 

Caminho de Santiago - de Orbaneja-Riopico a Burgos!!

  Hoje a caminhada implicou em sair de Orbaneja-Riopico em direção a Burgos. A caminhada é de 12 Km, que foi feita com chuvas. Á noite as chuvas diminuíram, mas persistem. Amanhã, o dia estará com sol, apesar de mais fortes ventos.


   Burgos é a capital histórica de Castilla, com uma população aproximada de 180.000 habitantes. É a capital da província de Burgos, na comunidade autônoma de Castile and León
    A região foi uma área que sofreu várias ocupações e muitas guerras: como romanos, visigodos, árabes, até que Alfonso III o Grande conquistou e construiu uma série de castelos na região, para proteção, tornando a região chamada de Castile (terra dos castelos - o nome da província).  Ainda, para cristianizar a população, aglutinou-se a população local numa vila fortificada a que os visigodos chamavam de cidades muradas  (Gothic baurgs)... daí o nome da cidade. 
   As Leis de Burgos foram as que primeiro governaram o comportamento dos espanhóis em relação aos nativos das Americas, as leis tendo sido promulgadas em 1512.
   Já no século XI a cidade era um ponto de pereginação do caminho de Santiago 
   A cidade tem inúmeros monumentos, alguns como a Catedral de Burgos, o monastério de Las Huelgas Reales  e a Cartuja of Miraflores. Em 2010, foi inaugurado o Museu da Evolução Humana, único de sua espécie no mundo, o qual se tornou um dos 10 mais visitados museus da Espanha. Com as riquezas da cidade, Burgos é considerada candidata a ser a Capital cultural da Europa, em 2016!
castelo de Burgos (884 d.C.)                               
Cozinha de Burgos: queijo de Burgos (branco e macio, de leite de ovelha) . Ainda, Morcilla de Burgos, uma linguiça feita de sangue de porco, famosa em toda a Península Ibérica. Temperada com pimenta, cebola e ervas, é enriquecida com arroz, o que a torna uma das mais suaves e saudáveis linguiças da espécie. 
   Abaixo a estátua de El Cid em que o pessoal iria passar e tentar ser filmado...
 Pela calçada estreita, com os carros passando, eles iriam de fato ser atropelados.... como supunham...